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Proteína do ovo: ótima para ganho de massa muscular e emagrecimento

Proteína do ovo

proteína do ovo pode ajudar muito na meta de ganho de massa muscular, perda de peso ou a combinação das duas coisas. Há quem pense que basta apena uma rotina de exercícios físicos para conseguir um corpo esculpido e perder gordura. Mas isso é apenas uma parte desse processo. Sem uma boa alimentação tais objetivos serão muito difíceis de serem alcançados.

E não estamos aqui falando apenas de evitar de comer bobagem, pois não adianta apenas não comer bobagem se mesmo assim não comer certo, os alimentos certos para as metas que estabeleceu para si.

Um dos motivos do ovo ser incorporado em praticamente todas as dietas, em todo planejamento alimentar é por ser rico em proteínas e ser pouco calórico.

Há a questão da gordura e do colesterol, mas esses fatores não são prejudiciais se, um, não tem problema grave relacionado a colesterol, dois, se não exceder o consumo diário recomendado.

Neste post vamos falar um pouco da proteína do ovo, como auxilia para o ganho de massa muscular, para a perda de peso e como deve ser incluído na rotina alimentar sem provocar males a saúde.

Saiba mais sobre a proteína do ovo e de seus benefícios a seguir com a leitura dos tópicos abaixo.

Confira!

A proteína do ovo

Vamos divisar primeiro os tipos de proteínas no corpo para demonstrar como é um alimento saudável, pois é rico em proteínas, proteínas capazes de oferecer ganhos em termos de massa e redução de peso.

Os ovos contam com 6 gramas de proteínas de alta qualidade:

  • Vitamina A;
  • Vitaminas do complexo B (na gema);
  • Vitamina D;
  • Vitamina E;
  • Vitamina K;
  • Riboflaxina;
  • Zeaxantin;
  • Carotenoides;
  • Luteína;
  • Ácido fólico.

Nas vitaminas do complexo B verificada na gema do ovo encontra-se a propriedade chamada de colina. Essa substancia tem como uma de suas atividades a produção de acetilcolina. É um neurotransmissor que controla batimentos cardíacos, regula funções cognitivas, a respiração e a retração muscular.

Outra proteína do ovo importante para o corpo, principalmente para os músculos, é a Albumina, que se encontra na clara do ovo. Essa proteína tem alto valor biológico o que significa dizer que conta com os aminoácidos essenciais.

Esses aminoácidos não só contribuem, mas como são necessários, indispensáveis para o processo de anabolismo, aumento, ganho de massa muscular. Também são importantes para a regeneração de tecidos musculares e para unhas, pele e cabelo, este último referente ao crescimento.

Nota-se que a proteína do ovo acaba sendo benéfica não só para os músculos, mas para o corpo como um todo. Pois além dos benefícios citados acrescenta para o fortalecimento do sistema imunológico.

Gordura e colesterol

Cem (100) gramas de ovo contém 373 mg de colesterol e onze (11) gramas de gorduras totais. Mas esses números não fazem do ovo um alimento calórico, pois apresenta apenas 155 calorias na porção citada. E estudos recentes demonstraram que a gema do ovo, até então apontado como um dos vilões na questão do colesterol, se encontra a lecitina. A lecitina é uma substância que consegue regular o que entra e sai das células e também regular o nível de gordura e de colesterol.

Em termos nutricionais essa descoberta aponta que não há risco de deterioração do quadro de saúde, principalmente quanto a questões cardiovasculares, o consumo diário de ovo. Inclusive com gema e tudo. No entanto, não há problema desde que consumindo de forma adequada.

E quanto se deve consumir por dia?

Apesar de todos os benefícios citados relacionados a proteína do ovo, como tudo na vida não é recomendável exagerar porque tudo tem o seu preço. Médicos afirmam que o consumo de um ovo de galinha por dia não provoca risco de desenvolvimento de doenças. Além de garantir uma boa nutrição.

A preferência pelo ovo de galinha explica-se pelo fato do ovo de codorna, por exemplo, ser mais rico em colesterol.

Ovo emagrece?

Agora será que o ovo emagrece, a proteína do ovo ajuda gera mais energia para o desempenho de atividades sem necessitar de alto consumo? Sim, mas claro que deve ser implementada no cardápio como um alimento complementar.

O ovo ajuda emagrecer porque, como vimos, apesar dos 11% de gorduras totais não é um alimento altamente calórico. Outro aspecto tão importante quanto é o fato da proteína do ovo gerar um efeito de saciedade maior. Isso significa que o corpo fica satisfeito com o consumo menor de calorias, se sente bem alimentado apesar da quantidade de alimentos ter sido menor do que o habitual. Ou seja, menos comida ingerida por dia.

Essa diminuição de calorias consumidas provocada pela saciedade do ovo aliada a dedicação nos treinos é uma boa fórmula para definição de músculos e principalmente perda de peso.

A proteína do ovo na dieta

E como incluir a proteína do ovo, o consumo diário no ovo na rotina de alimentação? Deve seguir alguns cuidados e umas dicas para usufruir sem enfrentar grandes problemas.

Tome o cuidado de não exagerar no consumo, pois como citado apesar da gordura e do colesterol em si, em uma porção, não representar grandes riscos a saúde, o consumo em excesso pode gerar efeitos reversos do que espera.

Outra recomendação é consumir a proteína do ovo no café da manhã, ao menos dá essa preferência pelo horário diurno, pois a sensação de saciedade provocará um efeito cascata nas demais refeições do dia. Ao sentir menos necessidade de comer de manhã até a tarde, refletirá no que irá consumir no almoço e repercutir nas refeições noturnas.

Um aspecto que vale ser mencionado como positivo para a questão da perda de peso consumindo proteína do ovo. O alimento não eleva os níveis de açúcar no sangue e nem de insulina. Dado relevante considerando que boa parte dos casos de obesidade se deve aos níveis descontrolados de açúcar no sangue.

Outro destaque é que por ser um alimento barato e prático de fazer mostra-se como uma ótima solução para as pessoas que não têm tempo ou recursos para preparar alimentos que sejam compatíveis as suas necessidades nutricionais.

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